UX Writing
UweeX — estudo de caso
Como utilizei UX Writing para atender estudantes e profissionais de UX Design para um evento da área
Este estudo de caso é resultado dos aprendizados que adquiri no Bootcamp de UX Writing da How Education, ministrado por Bruno Rodrigues. A pesquisa semântica foi realizada durante as aulas e após o término do curso tive a ideia de aprofunda-la visando uma solução de design.
Desafio
Como eu poderia criar uma solução –utilizando técnicas de UX Writing – para atender estudantes e profissionais de UX Design para um evento da área, com dados e informações relevantes embasados por pesquisas semânticas.
Antes de começar…
Uma observação importante:
Dados não são apenas números. Dados também são palavras e expressões, que contém força de comunicação e força de informação.
O que é UX Writing?
“Utilidade e orientação são os dois princípios fundamentais do UX Writing”
(Bruno Rodrigues)
UX Writing estuda como, através de dados (palavras e expressões), atender a expectativa do usuário. Ou seja, o UX Writer é responsável por trabalhar com os elementos textuais de uma interface que tenha como propósito melhorar a experiência dentro dela, além de servir como orientação ao usuário.
Tagcloud
Para identificar e compreender o universo semântico do público alvo, foi necessário realizar uma pesquisa com perguntas de Topo, meio e fundo de funil. Apesar das perguntas terem caráter opinativo, o intuito aqui foi coletar palavras e expressões que são usadas pelas pessoas que serão impactadas pelo evento, levando em consideração as mais repetidas e as que possuem maior relevância dentro do contexto estudado.
Perguntas*:
1) O que você acha de eventos que reúnem profissionais de uma mesma área?
2) Se um evento fosse criado, qual tema poderia ser escolhido?
3) Em que cidade poderia acontecer este novo evento — e por que lá?
*Perguntas elaboradas nas aulas pela equipe da How.
Para auxiliar na criação da Tagcloud, também coletei dados pesquisando comentários em redes sociais de eventos similares.
Mapa da empatia
O passo seguinte foi resumir de forma estruturada e visual o aprendizado da pesquisa de Topo, meio e fundo de funil através do mapa da empatia; onde foi possível traçar o perfil e o comportamento do público alvo, bem como suas principais dores e necessidades.
Dicionário de vocabulário controlado
Auxiliado pela Tagcloud e pelo Mapa da Empatia, pude criar um Dicionário de Vocabulário controlado com alguns verbetes que foram definidos compreendendo o comportamento do público alvo e o contexto em que este usuário está inserido. Portanto, essas palavras e expressões tiveram seus significados redefinidos de acordo com as necessidades desses usuários e do propósito do evento.
Interface do Site
Após o processo de pesquisa e descoberta, foi finalmente possível criar a interface visual do site da UweeX com os elementos textuais inclusos.
Primeira Aba
- No título, iniciei com “participar” por ter sido um verbo bastante utilizado na pesquisa semântica. Além disso, iniciar um título com verbo de ação é uma boa prática de UX Writing.
- “Profissão”, “evento” e “desafios” foram palavras usadas com bastante frequência, então aproveitei para incluí-las no teaser com intuito de chamar a atenção dos usuários.
Segunda Aba
- “Networking” foi utilizado como entretítulo, por ser um tema bastante recorrente na pesquisa, seguido por três itens que comprovam e aprofundam o tópico que será abordada no evento.
- Os itens do tema “networking” foram criados com o auxílio do Dicionário de vocabulário controlado, onde o verbete da palavra “contatos” possibilitou uma compreensão maior através de um significado que esteja de acordo com as necessidades do público alvo e do contexto onde o evento se insere. Esse significado tornou possível destrinchar o conceito e ser colocado como informação relevante no conteúdo do site.
- Por ser uma dor do usuário identificada, a expressão “transição de carreira” foi colocada como item após o título, e portanto, com um destaque considerável. O Dicionário de vocabulário controlado também teve papel importante na aplicação dessa expressão.
- O último entretítulo (evento 100% online) foi implementado pensando nos dois princípios de UX Writing, que são utilidade e orientação (conforme explicado no começo do artigo). Portanto, o entretítulo tem função utilitária ao orientar o usuário sobre aspectos técnicos do evento — no caso sobre o evento ser online e a forma como será apresentado.
- Palavras como “oportunidade”, “mercado”, “palestras” e “eventos” foram ditas com bastante recorrência pelos usuários na pesquisa semântica, então por essa razão, foram incluídas com o objetivo de interagir com o usuário através da mesma linguagem que ele utiliza.
- O botão call to action se inicia com o verbo de ação “comprar” para orientar o usuário e deixar explícito qual será a próxima ação ao clica-lo. Este verbo também foi dito muitas vezes na pesquisa semântica, assim como a palavra “ingresso”.
Ferocidade da informação
Ferocidade de consumo de informação é o fenômeno que explica a ansiedade do usuário de querer obter dados de forma mais rápida possível
O fenômeno ganhou força após o boom de consumo de smartphones no mundo, e por conseguinte, o acesso às informações aumentou consideravelmente. A consequência maior disso é que o usuário passou a desejar consumir informações de forma mais objetiva e rápida possível.
Técnicas utilizadas
Tendo esse fenômeno em vista, trabalhei da seguinte forma para elaborar os elementos textuais do site da UweeX:
- Não repetição de dados: na home do site, nenhum dado (palavra ou expressão) que está no título se repete no teaser. Essa estratégia foi aplicada pois o usuário não deseja perder tempo com dados que já foram lidos.
- Concisão: procurei ser o mais breve possível no título e no teaser para que se compreenda rapidamente as razões para garantir a compra do ingresso.
- Conteúdo estruturado por tópicos: uma boa prática de conteúdo que vem sendo estudada para atender essa ferocidade é:
Título
- Item 1 (um a três dados)
- Item 2 (um a três dados)
- Item 3 (um a três dados)
Entretítulo
- Item 1 (um a três dados)
- Item 2 (um a três dados)
- Item 3 (um a três dados)
Entretítulo
- Item 1 (um a três dados)
- Item 2 (um a três dados)
- Item 3 (um a três dados)
Utilizei essa estrutura para incluir as informações mais relevantes sobre o evento, pois dessa forma, foi possível apresentá-las de forma objetiva para que o usuário não perca o mesmo tempo que perderia num texto corrido (além de reduzir o risco do usuário perder o interesse pela leitura ao longo do conteúdo, o que aumentariam as chances disso acontecer num texto corrido). Com essa estrutura, os entretítulos contextualizam o tema que são detalhados pelos três itens logo abaixo.
- Comprovação de conceitos: utilizando como exemplo o entretítulo “Networking”, o conceito é comprovado pelos três itens abaixo. No contexto da ferocidade, o usuário necessita de uma rápida comprovação de que “networking” será um tema abordado na conferência.
Compreender a linguagem e o universo semântico usada por um público é preponderante para gerar uma solução voltada a ele, e por conseguinte, gerar valor a um negócio. Para o usuário compreender a solução criada é necessário se comunicar com a mesma linguagem que por ele é usada.
Além disso, cada palavra e expressão inserida deve estar embasada em alguma lógica, propósito ou estudo. Também se deve levar em conta que palavras e expressões são dados, e que portanto, são ferramentas de comunicação e informação. E para que a comunicação faça sentido para o público estudado, é preciso entender quais dados podem ser utilizados para servir de informação e orientação.
Agradeço ao Bruno Rodrigues e à How Education pelos ensinamentos e pelo dinamismo com que eles são passados aos alunos. A junção da teoria com a prática tornou a experiência incrível! E a riqueza dos conteúdos abriram a minha mente com relação ao tema. UX Writing possui uma amplitude muito maior do que eu imaginava.